Câncer de mama: vamos falar sobre prevenção?
Embora grande parcela da população já tenha ouvido falar sobre o câncer de mama, a doença ainda envolve tabu, mito e falsas informações equivocadas. Por isso, é necessário informar corretamente sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável. Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade.
Para desmitificar alguns conceitos disseminados erroneamente, nossa equipe médica respondeu o que é mito e o que é verdade sobre o câncer de mama. Confira abaixo:
O câncer de mama é comum no Brasil?
O câncer de mama é comum no Brasil?
O que é o câncer de mama?
É uma doença resultante do desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam e formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, e outros, não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado logo no início.
O que causa o câncer de mama?
Não existe uma única causa. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, entre eles: Obesidade e sobrepeso após a menopausa; Sedentarismo (não fazer exercícios); Consumo de bebida alcoólica; Não ter tido filhos; Primeira gravidez após os 30 anos; Não ter amamentado; Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; histórico familiar de câncer de ovário e de mama, entre outros.
É recomendado que as mulheres façam exames de rotina?
Sim. A mamografia é um exame que pode ser feito de rotina (rastreamento), uma vez por ano, para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas. Este exame é uma radiografia das mamas, capaz de identificar alterações suspeitas.
Quais são os principais sinais e sintomas?
• Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
• Alterações no bico do peito (mamilo).
• Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
É possível prevenir o câncer de mama?
Sim. Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.
Fonte: Assessoria de Comunicação